Qual o Comprimento Ideal para sua Barba

  • Por Bruna Federici
  • 6 comentários

A melhor coisa sobre barbas é sua impermanência. Talvez você adote um único estilo para sempre ou experimente deixar crescer e depois saia correndo para pegar a navalha. Dizem que a barba é a maquiagem masculina, então coloque essa facilidade de mudança para jogar a seu favor. Teste novos estilos e encontre a harmonia perfeita para seu tipo de rosto e estilo de vida. Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção.

Antes de iniciar sua jornada barbuda, você precisa aprender a estabelecer o comprimento certo para sua barba. Isso leva em conta seu tipo físico e formato de rosto, sem deixar de observar o seu estilo de vida.

BARBA SOMBREADA (STUBBLE BEARD)

Autoexplicativo, esse é o modelo de barba no qual propositalmente você deixa os fios começarem a aparecer nos primeiros milímetros, a barba por fazer. Esse modelo faz com que os pelos contornem o rosto, deixando a linha do maxilar em evidência e o visual mais incisivo. Mas não é apenas deixar aquele aspecto de quem esqueceu de se barbear, é o famoso propositalmente desalinhado.

Exemplo de Barba Sombreada

TEMPO DE CRESCIMENTO

Cada homem tem um tempo de crescimento dos pelos, porém, geralmente em 5 dias sem se barbear você terá a barba sombreada.

FUNCIONA PARA MIM?

Se você tem um dia a dia corrido, mas não pode deixar a barba longa por conta do seu ambiente de trabalho, a Stubble Beard é uma excelente opção. A barba sombreada é uma boa opção se você tiver um rosto maior e mais redondo. Você pode apenas passar a lâmina e acentuar as linhas ao redor das bochechas e maxilar, isso trará mais ângulos ao seu rosto.

CUIDADOS

Use um aparador de 1-3 mm e apare sua barba duas vezes por semana, em vez de diariamente. Sempre use um esfoliante leve antes e limpe bem a pele, com produtos adequados. Em seguida hidrate e pronto.

BARBA CURTA

Aquela barba mais fechada, porém, curta. Cerca de meio centímetro de comprimento, talvez o modelo mais adotado pelos homens no dia a dia.

Exemplo de Barba Curta

TEMPO DE CRESCIMENTO

Dado que os pelos faciais crescem a uma taxa de cerca de meia polegada por mês, o crescimento de uma barba curta normalmente leva cerca de dez dias.

FUNCIONA PARA MIM?

O melhor dos mundos para esse modelo é se você tiver cobertura facial total, isso porque ele destaca as lacunas descobertas. Seja paciente nos estágios iniciais, pode ser melhor se comprometer com o crescimento dos fios e aos poucos ir cortando uniformemente enquanto a quantidade de pelos no rosto aumenta. Se você gosta muito desse modelo de barba, pode adotar alguns tratamentos simples como o uso local contínuo do Minoxidil para fechar os espaços sem nascimento de pelos.

CUIDADOS

Use um aparador ajustado em 3-5 mm. Se você tiver crescimento mais espesso em algumas áreas (o bigode, geralmente), diminua um grau nessa área para que pareça uniforme. Além disso, lembre-se de se livrar de todos os fios que cresçam sobre o lábio superior usando o aparador sem guarda. Tal como acontece com a barba curta, você precisa cuidar do seu rosto aqui, então use um esfoliante e um hidratante para mantê-lo em boas condições.

BARBA SOB MEDIDA (TAILORED BEARD)

O equivalente a um terno bem ajustado, uma barba feita sob medida é definida por uma cobertura facial completa, mas é mantida aparada (não mais que um centímetro em qualquer ponto).

Exemplo de Barba Sobre Medida

TEMPO DE CRESCIMENTO

Cerca de duas a quatro semanas para o crescimento, mas é aí que a manutenção começa.

FUNCIONA PARA MIM?

Uma barba feita sob medida é uma boa opção se você trabalha em um ambiente mais inteligente. É um visual bacana, que visa permanecer consistente e uniforme. Nesse comprimento você consegue enfatizar as maçãs do rosto e um queixo forte; ou, por outro lado, fazer um queixo pequeno parecer mais cheio ou emagrecer um rosto mais redondo. Isso porque a barba sob medida, como o nome diz, vai seguir o melhor desenho para realçar ou disfarçar características no seu rosto.

CUIDADOS

Esse modelo de barba pode ajudar muito seu visual se bem-feito. Vale a pena ir a um bom barbeiro para definir o desenho da barba e você mantém o cortem sua casa a cada aparada. Use seus aparadores a cada semana para atingir o comprimento desejado ; deixando o pelo um pouco mais curto nas áreas de crescimento mais intenso. Enxágue a barba com água e seque com uma toalha, depois alise com as mãos usando uma pequena quantidade de pasta modeladora ou um bálsamo para barba para mantê-la bonita. Tesouras de cabelo facial também ajudam a se livrar dos fios soltos acima do lábio.

BARBA LONGA

Considera-se longa a barba que começa a se afastar do contorno do rosto, parecendo mais 3D.

Exemplo de Barba Longa

TEMPO DE CRESCIMENTO

Você vai precisar de dois a três meses para chegar nesse comprimento. É um compromisso e há trabalho a ser feito ao longo do caminho.

FUNCIONA PARA MIM?

Barbas mais longas funcionam para aqueles com crescimento de pelos faciais bom e sólido. Você pode usar os pelos mais longos para criar ou manter boas proporções faciais, assim como na Tailored Beard. Contanto que você não trabalhe com comida, ou tenha uma profissão em que os pelos não sejam bem-vindos, arrisque a barba longa, é sempre legal trazer novidade para o visual.

CUIDADOS

Quando sua barba atingir um bom comprimento, você deve lavar e condicionar uma vez por dia, como faz com seus cabelos, caso contrário, corre o risco de secar e ficar com um aspecto opaco e desalinhado demais. Aplique um óleo de barba nas raízes e passe as mãos. Isso o manterá nutrido e ajudará o cabelo a reter sua umidade natural. Use uma pasta modeladora para manter a forma e dar um acabamento brilhante. Visite o seu barbeiro a cada duas semanas para limpar a linha da sua bochecha, os pelos espalhados por essa região não cooperam para seu bom visual.

BARBA GANDALF

A barba hipster, também conhecida como Gandalf, é o tipo de barba que você pode torcer e trançar, se desejar.

Exemplo de Barba Gandalf

TEMPO DE CRESCIMENTO

Para deixar crescer uma barba desse comprimento leva cerca de seis a oito meses, mas esteja preparado para muitas complicações entre as fases e o tempo gasto em frente ao espelho para mantê-la arrumada.

FUNCIONA PARA MIM?

Funciona para quem tem um estilo que comporte o peso visual desse comprimento, então certifique-se de ter a confiança necessária. E caso você trabalhe com máquinas pesadas ou ambientes que requerer maior higiene, não será uma boa opção.

CUIDADOS

Visite o seu barbeiro a cada duas ou três semanas para limpar e aparar, e cuide da sua barba da mesma forma que uma barba longa - shampoo, condicione e use um óleo de barba todos os dias. Deixou crescer tem que cuidar, nada de manter aquela barba de ermitão. Um cachimbo de madeira vai completar o look.

Qual estilo de barba combina mais com seu estilo ou com sua rotina? Diz aí nos comentários.

Esse artigo foi feito em parceria com a Ezutus, uma marca de moda masculina básica e casual de qualidade feita para o homem moderno. Se você gostou desse artigo ou quer saber mais sobre outros assuntos, comente aqui abaixo.

Compartilhe:

Anterior Próximo

6 comentários

  • Um dia minha barba chega no estágio lenhador, preciso de muito minoxidil e paciência pra isso.

    Isaac Lopes em
  • Torne-se um Barbeiro Profissional mesmo que você esteja começando do absoluto zero. Descubra todas as técnicas de um Barbeiro de Sucesso para você iniciar o quanto antes! acesse : https://go.hotmart.com/W42833453N?ap=922e

    adriano em
  • Ótimas dicas. Abraços!

    Erick MEM em
  • Muito interessante!

    Maria Luísa Veschi em
  • Conteúdo muito bom, curti as dicas.

    Rafael em
  • Muito massa, curti todo conteúdo. Animal! :)

    Amaral Jr em

Deixe um comentário

Seu comentário é muito importante para nós.

Frete Grátis

Acima de R$250 Para Todo Brasil

Parcele Sem Juros

Em até 6x no cartão de crédito

Compra Segura

Pagamentos pelo Mercado Pago