Como Fazer Jejum Intermitente da Forma Correta

  • Por Bruna Federici
  • 17 comentários

O termo de dieta mais buscado no ano é cercado de dúvidas que dificultam você a tirar essa ideia do papel e começar a praticar. Pare de apenas olhar homens sarados que praticam o jejum intermitente e comece a concretizar esse estilo de vida. Vamos te ajudar nessa!

Como Fazer Jejum Intermitente

O QUE É JEJUM INTERMITENTE

Se você ainda não conhece, o jejum intermitente é basicamente a restrição da ingestão de calorias a certas janelas durante o dia ou semana. Não é exatamente uma técnica de emagrecimento, embora isso possa ocorrer se sua alimentação atual for muito desregrada.

Além de queimar gordura, as pesquisas sugerem que o jejum periódico também pode trazer benefícios transformadores para a saúde, como reduzir o risco de doenças, incluindo diabetes e doenças cardíacas, e aumentar a produção de uma proteína que fortalece as conexões cerebrais que podem servir como um antidepressivo para melhorar o humor.

EFEITOS COLATERAIS

Por outro lado, o jejum intermitente tem sido associado a uma série de efeitos colaterais debilitantes, como fadiga, tontura e dores musculares, e é até mesmo considerado absolutamente perigoso para mulheres grávidas ou em risco de transtornos alimentares.

Por isso, vale sempre a pena conversar com quem tem mais autoridade no assunto ou testar pequenos períodos antes de pular de cabeça na restrição alimentar.

COMO FAZER

Vamos ao assunto: como fazer o jejum intermitente? E, crucialmente, isso poderia funcionar para você? Existem várias escolas de jejum intermitente, desde o nível básico ao extremo. Alguns dividem o dia ou semana normal em janelas em que você pode ou não comer. Outros exigem que você rastreie e limite a ingestão de calorias por um determinado período.

Um dos nomes brasileiros de autoridade no assunto é o pesquisador Rodrigo Polesso, que defende o jejum intermitente como parte de um estilo de vida alimentar libertador para sua saúde e boa forma, diverso do conceito de dietas. O expert no assunto destaca que o melhor método é aquele que se encaixa na sua rotina.

PASSO A PASSO

Antes de tudo é importante regularizar sua alimentação de forma estruturada para que o jejum te faça se sentir bem. Feito isso, com um metabolismo mais ajustado, você pode buscar se adaptar aos intervalos sem alimento.

Como Começa o Jejum Intermitente

Um primeiro passo é o jejum de 12h, que pode incluir o intervalo de sono. Não é, oficialmente, considerado jejum ainda, porém, é um passo grande para quem está começando e deseja adaptar o corpo de forma sustentável.

O jejum de 14h é o segundo passo muito facilitado depois que a primeira etapa estiver tranquila para você.

O protocolo mais comum é o 16:8. O seja, 16 horas sem alimentos e 8 horas incluindo duas ou três refeições. Você pode, por exemplo, jantar 20h, pular o café da manhã, almoçar 12h, fazer um pequeno lanche as 16h e jantar novamente às 20h. Bem menos radical do que parece, certo? É o esquema mais adotado justamente por ser o mais fácil de adequar na rotina da maioria das pessoas.

Lembrando que o jejum não precisa ser todo dia. O mais importante é que você faça conforme a boa resposta do seu corpo, com paciência e visando maior qualidade de vida e não apenas mais uma técnica de restrição que te cause sofrimento e ansiedade. Fica uma sugestão de escolher dois dias na semana para começar.

Já o jejum de 24h você escolhe uma única refeição por dia. Para isso, é importante que você tenha um grande autoconhecimento, conhecimento de nutrição e ciência para que não dê um tiro no pé tentando algo radical que pode te gerar prejuízos se realizado sem acompanhamento.

Resumindo a ópera, não é tão complicado assim, comece aos poucos, vá evoluindo e se gostar muito da técnica e desejar tentar períodos mais longos procure um profissional habilitado.

Conta para a gente, você já tentou fazer o jejum intermitente? Você conseguiu manter o hábito? Viu resultados? Buscar uma vida mais saudável não tem a ver apenas com sua estética, mas com quem você é hoje, em todos os sentidos, e quem deseja ser no futuro. Pense nisso.

Esse artigo foi feito em parceria com a Ezutus, uma marca de moda masculina básica e casual de qualidade feita para o homem moderno. Se você gostou desse artigo ou quer saber mais sobre outros assuntos, comente aqui abaixo.

Categoria: Bem Estar Dicas Saúde
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17 comentários

  • Soeli e Marisilda, vocês podem ingerir líquidos sem caloria: café e chá sem açucar, mas de forma moderada, sem exagero, para não sobrecarregar o fígado nem ingerem líquidos demais. Continue tomando pelo menos 2 litros de água (água mesmo! pura) no dia. Isso tudo segundo a explicação de Rodrigo Polesso.

    Bruna Federici em
  • Comecei a fazer no jejum intermitente em fevereiro/21 em conjunto com reeducação alimentar e exercícios. Foi tão rápido que quando não faço sinto falta. Eliminei 8k e me sinto mais leve.

    Luciana Biosa em
  • Concordo com o Rogério, hábitos saudáveis vão muito além de emagrecimento e estética, uma boa dieta também faz bem para a mente, reduz o stress e melhora a qualidade de vida.

    Isaac Lopes em
  • Jejum, pouco açúcar, muita água, alongamento e musculação moderada.

    Você não só emagrece; você se cura de quase tudo também.

    Rogério em
  • Comercei fazer hoje como deve proserqui pra ter resoltado

    Joseane Leite Dos Santos em
  • Eu gostaria de saber se durante o jejum intermitente posso ingerir café sem açucar, chás e agua a vontade?

    Marisilda Martori em
  • Só não entendi se posso tomar líquido durante o jejum obrigada

    soeli em
  • Pessoal, muito importante é pensar que jejum intermitente não é uma dieta. É um hábito de vida. O que te leva ao emagrecimento definitivo são novos hábitos alimentares. Se sua alimentação não for boa, o jejum será um tortura para você e pode te levar a uma compulsão alimentar.
    Se você já tiver regulado os nutrientes que ingere, o jejum apenas será um novo hábito, assim como tomar mais água, fazer exercícios, meditar. etc.
    Qual é sua rotina alimentar? Ela é pelo menos 80% da sua semana saudável?

    Bruna Federici em
  • Morro de vontade de fazer regime intermitente.
    Altura 2.56
    Peso 61
    Me ajude por favor
    Fone 5516982206630 meu peso era sempre de 50 a52 anos.
    Nessa pandemia engordei dez kilos
    Obrigsda

    Rosangela Carneiro em
  • Estou fazendo 16/8 mas não estou sentindo fome , quando devo fazer as alimentação.o que faço?

    Maria Aparecida em

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