3 Frases Proibidas para um Homem de Verdade

  • Por Bruna Federici
  • 2 comentários

Se você está em busca de ser um homem cada vez mais completo, maduro e forte, o primeiro passo é cuidar do seu discurso e de suas atitudes. Não é sobre ser machista, feminista, nem ter qualquer rótulo. Separamos dicas rápidas para que você reflita padrões repetidos muitas vezes sem questionamento. Descubra algumas falas que devem ser eliminadas do vocabulário do homem moderno.

“ELA ESTÁ NAQUELES DIAS”

Expressão comumente dita para desmoralizar a ação ou reação de alguma mulher no grupo. Geralmente quando a opinião feminina é colocada com intensidade, ou de forma mais passional e vibrante.

Um homem de verdade não coloca a culpa na TPM da mulher

O QUE HÁ DE ERRADO

Muitas vezes dita em tom de brincadeira, essa fala esconde uma certa ridicularização da reação, opinião ou estado emocional de uma mulher. Mesmo se a garota estiver no período pré-menstrual, não é legal atrelar um comportamento ao sistema hormonal, como se a mulher não fosse capaz de cuidar de seus próprios negócios e tomar as melhores decisões.

Essa frase, de modo geral, não é dita com empatia ou como sinal de compreensão e respeito, mas como demarcação da suposta superioridade masculina no quesito racionalidade.

PORQUE MUDAR

É um discurso que cria um abismo emocional entre você e quem te escuta. Não se engane, afirmações assim só irão te afastar da possibilidade de entrar num acordo e ter uma resolução satisfatória do conflito.

Além de que, disfarçadamente, reafirmam falsa ideia de que fora da TPM, homens e mulheres são sempre seres racionais e perfeitamente equilibrados. Reconhecer as nossas fragilidades e as dos outros o caminho que te leva a ser mais forte. Você não precisa disso para ser estimado, acredite. Aliás, respeito atrai respeito.

“ODEIO FAZER SERVIÇO DOMÉSTICO”

Em DRs com a namorada ou esposa, ou em rodas de amigos, essa expressão é não raramente seguida por “...meu negócio é trabalhar duro e garantir o sustento da casa”.

Um homem de verdade ajuda na limpeza da casa

O QUE HÁ DE ERRADO

Essa frase é quase o mesmo que dizer “odeio tomar banho e escovar os dentes, por isso ando sujo por aí esperando que alguém me faça ir pro banheiro”. É consequência do dia a dia a necessidade de ter sua higiene, você deseja estar limpo e sentir-se bem e não espera que ninguém faça isso por você.

A limpeza do seu corpo é sua responsabilidade, não precisa que seus pais ou namorada te lembrem da hora do banho ou que briguem com você por isso (Tomara mesmo que não!).

Então por que é tão difícil digerir a ideia de ser responsável pelo ambiente que você mora e por todas as necessidades decorrentes disso?

PORQUE MUDAR

Dividir tarefas e ser proativo é característica de um homem responsável e consciente, além de que isso lhe trará bons frutos em qualquer relacionamento. Demonstrar que se importa e considera a casa um ambiente para trabalho em equipe é muito saudável.

Você pode inclusive sugerir a divisão de afazeres conforme o tempo disponível a as habilidades de cada um, só não se esquive de ser útil em sua própria casa para apenas ser servido. Estar atento às necessidades da rotina é uma forma de demonstrar cuidado e afeto.

“NÃO ME EMOCIONO FÁCIL, SOU RACIONAL”

Essa ideia de racionalidade e frieza é bem comum no universo masculino. Tão exaltada que muitos homens mais sensíveis se sentem constrangidos e deixam de se abrir com melhores amigos sobre seus problemas. É como se existisse algo de inferior nas emoções. Mais do que isso, muitos homens já se habituaram a estancar os sentimentos.

Um homem de verdade mostra os sentimentos

O QUE HÁ DE ERRADO

A ciência moderna mais confiável já provou que não existe essa separação entre razão e emoção, então pare com essa ilusão. Essa fake News já causou muito estrago para nossa inteligência emocional. Pode pesquisar, é verdade esse bilhete. Então, continuar afirmando algo assim, como se a falta de emoções fosse um trunfo, só demonstra o quão distante você está de si mesmo e do quanto é importante que busque autoconhecimento.

PORQUE MUDAR

Primeiro de tudo é procurar entender o que te faz achar tão errada a realidade de possuir sentimentos. Está tudo certo se precisar de um ombro amigo ou de um descanso do stress. Conhecer mais a si mesmo é a chave para uma vida mais plena. Também porque aproveitar momentos “emotivos” das pessoas ao seu redor proporciona grandes conversas e vínculos de amizade e confiança, ao contrário do menosprezo e distanciamento tão comuns nos tempos modernos.

QUAL A SUA OPINIÃO?

E aí, o que achou das dicas? Você usa essas frases na sua vida ou conhece alguém que tem esses discursos? Conta para a gente e compartilhe isso com os amigos.

Esse artigo foi feito em parceria com a Ezutus, uma marca de moda masculina básica e casual de qualidade feita para o homem moderno. Se você gostou desse artigo ou quer saber mais sobre outros assuntos, comente aqui abaixo.

Categoria: Dicas Estilo de Vida
Compartilhe:

Anterior Próximo

2 comentários

  • Curti a matéria, parabéns!!! Também acho que a questão não é quem está certo ou errado, o lance é respeitar as pessoa da mesma forma que eu quero ser respeitado. 👍🏼

    Jeferson Andrade em
  • O importante é tratar o próximo da mesma forma que você gostaria de ser tratado. Quando as coisas são feitas com amor e empatia, tudo funciona melhor. Gostei muito do blog, dicas bem legais.

    Isaac Lopes em

Deixe um comentário

Seu comentário é muito importante para nós.

Frete Grátis

Acima de R$250 Para Todo Brasil

Parcele Sem Juros

Em até 6x no cartão de crédito

Compra Segura

Pagamentos pelo Mercado Pago